O MySenior está a revolucionar as Instituições de apoio a idosos
No seguimento da entrevista ao Presidente da Assembleia Geral da ALI, a Magazine partiu à descoberta do MySenior, um software inovador que está a revolucionar o dia-a-dia das instituições de apoio a idosos.
Comecemos a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o “universo” MySenior e de que forma esta aplicação veio revolucionar o dia-a-dia dos ajudantes de ação direta?
Inês: O MySenior veio revolucionar como os registos são feitos nas instituições de apoio a idosos nos últimos seis anos. Já existiam aplicações para ajudar estas instituições, mas o MySenior foi o primeiro que vejo realmente mudar a forma como as instituições trabalham, porque connosco quem regista é quem faz a atividade, no momento – sem atrasos ou perda de informação – com impacto positivo na produtividade de toda a equipa.
Que tipo de informações/dados podem ser consultados no MySenior?
Margarida: O MySenior regista todas as atividades efetuadas pelas auxiliares de ação direta, assim como toda a informação necessária da equipa técnica. Toda. Se foi feito, se foi avaliado, se é para anotar, está no MySenior. Desde o copo de água ao passeio ao ar livre, o peso ou higiene pessoal, no MySenior tudo fica registado como é pedido pela Segurança Social.
Criada com o objetivo de facilitar, organizar e melhorar a rotina de registo diário das instituições, o MySenior já é utilizado por mais de 700 clientes. Quais as principais vantagens para os utilizadores?
Maria: A maior vantagem é o registo imediato por quem faz – seja no computador, tablet ou telemóvel. Simples e intuitivo, em qualquer lugar, em qualquer altura e sempre disponível.
Para além disso, de que forma o MySenior contribui para o aumento da qualidade dos cuidados prestados aos utentes, mas também para a redução de custos da instituição?
Mariana: Com o fim do papel, a diretora técnica deixou de se preocupar com os registos, passando a preocupar-se apenas com o importante, cuidar de quem mais precisa, o idoso. A equipa técnica não perde informação valiosa no acompanhamento dos idosos – toda a equipa sabe tudo o que necessita sobre o idoso. As auxiliares sabem o que têm de fazer e registam no momento em que executam.
Com o objetivo de melhor servir os seus utilizadores, o MySenior está em constante evolução, introduzindo frequentemente novas funcionalidades. Quais as novidades que se esperam para breve?
Rayssa: O MySenior será sempre orientado primeiro para o utente e para o registo de atividades que lhes dizem respeito – e isso é o que nos difere das restantes. No entanto, com o crescimento são muitas as solicitações dos clientes e por isso temos algumas já a ser desenvolvidas e outras já lançadas, como por exemplo as Escalas de funcionários que lançámos recentemente.