Artigo de Opinião – Mariana Cruz

“O verdadeiro sentido de cuidar do outro tem inevitavelmente de amadurecer no seio da nossa sociedade. É importante que as instituições que acolhem os nossos idosos sejam capazes de se adaptar aos desafios das patologias e necessidades amplas dos nossos idosos. Mas acima de tudo, enquanto sociedade e seres humanos temos de repensar toda a nossa vida. Como poderemos querer uma idade madura se a única coisa que amadureceu foram as dores, as amarguras, os conflitos e o desespero de uma vida? Como podemos querer que seja da responsabilidade de uma instituição, trazer felicidade nos últimos anos de vida, fora da sua casa e longe da família?

De facto é este o real paradigma e, na realidade, a única forma de resolver esta questão é começarmos a trabalhar nas escolas a consciencialização da inteligência emocional e consciência de si mesmo enquanto ser humano ao longo da vida, para que a sabedoria da idade seja de novo resgatada e valorizada!

Enquanto isso, cabe a cada cuidador, a cada instituição, a cada família, a cada idoso fazer um caminho de constante descoberta das necessidades individuais de cada um de nós, onde o respeito em todas as relações humanas e a oferta de um espaço de qualidade, associado a cuidados diferenciados, possam aliviar o peso que vem de uma situação de necessidade e, desta forma, criarmos em conjunto uma nova realidade!

Neste processo, é importante olhar também para a família e cuidadores, pois todos precisam de estar equilibrados. E é nesta consciência, cuidado e sensibilidade que nascem outras formas de cuidar e de prestar serviços diferenciados.

É assim que trabalhamos na nossa instituição na CuidaCarinhos – Residência Sénior. É importante quebrar a crença que a reforma é um fim. Muitos idosos ficaram perdidos nesse momento, pois acreditam ser a sua profissão. É importante vermos a reforma como uma possibilidade de criar momentos agradáveis e de alegria para que a depressão e isolamento social não seja uma consequência.”

Mariana Cruz,

Enfermeira da instituição CuidaCarinhos – Residência Sénior