NR Granitos: Uma empresa sólida como a rocha que trabalha
O setor do granito é uma atividade com grande relevância no panorama económico nacional, particularmente em algumas regiões do país. É o que acontece em Mondim de Basto, onde encontramos a NR Granitos. A empresa de Norberto Rodrigues tem vindo a crescer desde a sua fundação, em 2017, e até colecionar distinções pelo seu trabalho.
O gosto pelo granito vem já desde muito cedo, quando Norberto Rodrigues começou a trabalhar na área, na altura como encarregado. Ao longo do seu percurso, ao gosto pelo contacto direto com o granito juntou-se a “vontade de evoluir e a coragem” de começar a investir no setor, levando-o, a partir de 2011, a fazer investimentos na compra e venda de granito por todo o país. No entanto, a “vontade contínua de querer sempre evoluir” levou a que abrisse a sua própria empresa de granitos. Assim, em 2017, começou a sua jornada no ramo da rocha granítica, criando a NR Granitos, com sede em Mondim de Basto, junto à tão conhecida Senhora da Graça.
Sob o lema de fazer sempre o melhor pelo cliente, cumprindo sempre a palavra dada, a empresa do norte de Portugal considera que tem aqui o seu fator de maior distinção no ramo. “Os prazos de entrega são cumpridos e a qualidade no granito e no serviço sempre em primeiro lugar”, garante Norberto Rodrigues.
Mondim de Basto e toda a zona onde se insere é bastante reconhecida pela extração do granito amarelo, local de origem do afamado “granito amarelo de Mondim”, uma rocha granítica muito utilizada na construção civil e que se destaca pela sua cor amarelada, com granulado médio e duas micas. Por isso mesmo, a extração desta rocha é uma das especialidades da NR Granitos. No entanto, Norberto Rodrigues faz questão de salientar que o trabalho da sua empresa recai “em todo o tipo de granito”, sendo que foi sempre seguindo esse mote que iniciou os seus primeiros tempos de compra e venda desta rocha. Para além da extração e transformação do granito amarelo de Mondim e da compra e venda de todo o tipo de granitos, a sua empresa realiza ainda trabalhos relacionados com o transporte rodoviário de mercadorias.
No decorrer dos seis anos em que a NR Granitos está presente no mercado, tem contado com um aumento da mão de obra ao seu serviço, bem como da frota existente para a realização dos trabalhos. “Neste momento, contamos com 23 funcionário, cinco camiões, seis máquinas pesadas, duas máquinas de fio de forma a reduzir a utilização de explosivos e três máquinas de perfuração”, explica. Além disso, demonstra ainda preocupação com o meio ambiente, tentando reduzir a poluição com o uso de um PT e dois compressores elétricos.
O ano de 2022 não poderia ter terminado de melhor forma para a empresa de Mondim de Basto, ao ser distinguida pelo IAPMEI como PME Líder, um prémio que permite destacar as pequenas e médias empresas em Portugal que obtiveram e elevado desempenho, destacando-se nos seus setores. Para Norberto Rodrigues, este reconhecimento deve-se muito à capacidade da sua empresa levar à risca o objetivo de nunca falhar com o cliente e com o fornecedor. Por isso mesmo, este prémio demonstra que tem “feito uma boa gestão” e que existe “uma boa equipa” a acompanhá-lo durante estes primeiros seis anos de atividade. “Sinto-me mais que orgulhoso, pois o nosso mérito está a ser reconhecido”.
Em jeito de balanço, Norberto Rodrigues assume que está muito feliz com o sucesso da sua empresa, pois foi com o esforço, trabalho e dedicação de todos que se conseguiu não só triunfar, sendo, atualmente, uma empresa de relevo no ramo dos granitos em Portugal, mas também ultrapassar facilmente todos os imprevistos que foram surgindo pelo caminho. “Aproveito ainda para agradecer à minha equipa, pois, como referi, são fundamentais neste percurso porque o sucesso é nosso, é algo coletivo”, conclui.