Agrupamento de Escolas de Constância “Juntos a construir o futuro”

O Agrupamento de Escolas de Constância, situado no concelho com o mesmo nome, orgulha-se de ver reconhecida a qualidade das suas práticas, pelos serviços integrados na administração direta do Ministério da Educação, pelas entidades e empresas da região que colaboram connosco, pelos pais e encarregados de educação que nos confiam os seus filhos / educandos, pelos profissionais de educação que exerceram e exercem a sua atividade neste agrupamento. Educar é um processo que envolve todos aqueles que, de forma direta ou indireta, influenciam na aprendizagem e no desenvolvimento de todos os alunos, entre eles professores, familiares, amigos, membros de associações…

O que nos disntingue?

Não esquecendo que no centro da atividade da escola estão o currículo e as aprendizagens dos alunos, reconhecemos a mais-valia da sua diversidade e encontramos formas de lidar e valorizar essa diferença, criando condições que promovem a formação pessoal e social na perspetiva do desenvolvimento global dos alunos. Apostamos claramente na dinamização do trabalho de projeto com base nos princípios de cooperação, colaboração e solidariedade que fomentam a reflexão e a discussão, o que propicia contextos favoráveis à introdução de mudanças com o objetivo da melhoria da escola.

Integramos o Plano Nacional das Artes, desde 2021, assumindo a escola como polo cultural que valoriza as especificidades individuais, culturais, territoriais e possibilita o acesso de todos os alunos a variadas experiências artísticas e manifestações culturais. Temos uma identidade cultural distinta e uma forma própria de participação ativa na cultura de todos, promovendo a imaginação e a criatividade. O nosso lema “Juntos a construir o futuro” enfatiza a importância da colaboração entre professores, alunos, pais e outros parceiros, para criar uma comunidade educativa solidária com abertura ao mundo e ao conhecimento. A escola assume-se como um lugar privilegiado para construir o futuro, com justiça, inclusão e sustentabilidade e é através de dinâmicas colaborativas que formamos cidadãos do mundo e para o mundo, preocupando-nos com o seu bem-estar físico, psíquico e social. Valorizamos a voz dos alunos e dos pais e encarregados de educação, proporcionando práticas regulares de partilha, auscultação de ideias e necessidades. Transformar a estrutura e a cultura escolares significa reconhecer que o professor sozinho não pode garantir uma educação de qualidade é preciso haver uma colaboração próxima com as famílias e membros da comunidade, para que todos os estudantes, de facto, melhorem os seus resultados. Temos uma vasta experiência de participação em projetos ERASMUS+, tendo obtido a certificação Escola ERAS-MUS pela Agência Nacional no presente ano letivo, destacando-se a inclusão como um compromisso dominante do agrupamento também nesta área, existindo a vontade de incluir também os docentes numa aposta de formação ao longo da vida. Acreditamos numa escola que proporciona um mundo de novas descobertas, novos conhecimentos, novas conquistas, novos saberes…um mundo de realização pessoal e profissional em que cada um de nós dá o seu contributo para o sucesso de todos os projetos que abraçamos!

A voz dos alunos:

Ana Silva – Aluna a frequentar o 12ºano de Ciências e Tecnologias

“As inovações pedagógicas e educacionais permitiram um melhor desenvolvimento no meu percurso académico. Abriram a janela para novos conhecimentos, habilidades e por consequência novos horizontes para a minha futura carreira. Do meu ponto de vista, a projeção da educação para além de aulas e horários letivos permite aos alunos aplicar os conteúdos estudados em sala de aula no seu dia-a-dia e assim compreender melhor a sua importância. Desta forma estamos não só a preparar bons futuros profissionais, mas também bons cidadãos. Fazer parte de uma comunidade escolar de prestígio como a nossa é um grande orgulho, pois significa que fazemos parte de uma percentagem de jovens que tem a oportunidade de ter um futuro brilhante enquanto profissional e cidadão.”

Bernardo Marques – Aluno a frequentar o 12º ano de Ciências Sócio Económicas

“Do meu ponto de vista esta inovação melhora o meu sucesso académico, dado que contribui para uma melhor compreensão das aprendizagens através de novas e diversas maneiras de ensino. As atividades desenvolvidas para além das aulas e do horário permitem-me relacionar as aprendizagens conseguidas em aula com as experiências reais proporcionadas por essas mesmas atividades, estendendo o conceito tanto de cidadania como de educação no geral para além da aprendizagem teórica que se desenvolve dentro da sala de aula. Para mim, fazer parte desta comunidade escolar de prestígio significa poder desenvolver as minhas capacidades num ambiente saudável onde os alunos se encontram em maior proximidade com os professores e funcionários, algo que seria muito mais difícil em comunidades escolares de outras regiões do país. Sinto-me feliz de fazer parte desta comunidade e acredito que o ambiente criado pela mesma é dos melhores que uma escola poderia ter.”

Inês Franco – Ex-aluna do Agrupamento de Escolas de Constância

“Descreveria a minha passagem pelo Agrupamento de Escolas de Constância como uma experiência única e algo conturbada devido aos obstáculos que me foram apresentados pelo meio que tive de superar. Mas foi de facto uma experiência gratificante, pois foi neste agrupamento que fiz todo o meu percurso desde o infantário até ao 12ºano. Todos os obstáculos e ferramentas que foram dados pelos professores, educadores, funcionários e até da parte da direção ajudaram-me a chegar onde cheguei e a ser uma pessoa melhor. A visão educativa do Agrupamento de Escolas de Constância foi fundamental para o meu percurso académico na Universidade, na medida em que me deu muitas das ferramentas necessárias para ultrapassar os obstáculos da licenciatura que me encontro a frequentar. Também me ensinou a ter sempre mais vontade de saber mais e obter mais conhecimento do que aquele que nos entregam, o que facilitou o meu percurso académico.”

Mafalda Dias – Ex-aluna do Agrupamento de Escolas de Constância

“A minha passagem pelo Agrupamento de Escolas de Constância foi determinante na minha vida. Frequentei o agrupamento desde o jardim de infância até ao 12.º ano, tendo vivido inúmeras experiências durante todo o meu percurso, no estabelecimento. Ter frequentado este agrupamento foi muito positivo para mim, principalmente, pelo ambiente bastante familiar, que me transmitiu sempre segurança e confiança. Acredito que isto aconteceu por ser uma escola localizada num concelho pequeno, onde todos os alunos e pessoal docente e não docente se conhecem. Deste modo, reflito que a minha passagem por este estabelecimento me marcou bastante, principalmente, pelas pessoas e por todas as experiências que pude vivenciar por ter estudado nesta escola, como, por exemplo: viagem de finalistas do 9.º ano, Programa Erasmus+, Universidade Júnior no Porto, teatro Tomem lá do Camões, estágio voluntário num dos jardins de infância, parlamento jovem, entre muitas outras. Guardarei sempre todas estas experiências com muito carinho e gratidão. O Agrupamento de Escolas de Constância assegura uma educação sólida, preocupando-se bastante com os seus alunos. Sempre senti que nós, alunos, éramos bastante ouvidos pelos nossos professores, demonstrando que se preocupavam connosco. Recordo-me de existirem reuniões com todos os delegados de turma, subdelegados e com a diretora para conversarmos sobre “problemas” que precisassem de ser resolvidos, sugestões de melhoria e outros assuntos que achássemos pertinentes e necessários. De acordo com a minha experiência, acredito que o foco da educação deste estabelecimento não é meramente o sucesso académico a nível de médias, mas também o sucesso a nível de competências pessoais e sociais, o que me leva a abordar a atribuição do Prémio Camões e do Prémio SenSoSim (sensibilidade, solidariedade e simpatia). A atribuição deste prémios demonstra a valorização e o reconhecimento tanto da parte mais intelectual dos alunos, mas também das competências sociais. Por isto, acredito que o meu sucesso académico foi influenciado por todos estes fatores e que não poderia estar mais feliz por ter realizado toda a minha escolaridade obrigatória neste estabelecimento. Gostaria de dizer que o Agrupamento de Escolas de Constância vai ter sempre um lugar muito especial no meu coração e que quantas mais realidades conheço, mais valor dou àquela em que cresci. Agradeço o trabalho de excelência que a Direção Pedagógica desempenhou durante os longos anos que frequentei o estabelecimento, tendo sido sempre muito prestáveis e disponíveis para comigo. Para os atuais e futuros alunos, apelo que aproveitem todas as oportunidades que surgem ao longo da vossa vida escolar e, principalmente, que valorizem e preservem a escola que têm, que é feita por todos e para todos.”