A oferecer soluções de construção metálica de Amarante para o Mundo

Sediada na cidade de Amarante, a Metalúrgica do Fojo é uma empresa que se dedica ao fabrico de todo o tipo de construção metálica, direcionada para vários setores de atividade e diferentes finalidades, tendo-se tornado numa empresa referência no seu setor. Atualmente, a Metalúrgica do Fojo tem uma forte presença internacional e é, há 13 anos consecutivos, uma empresa PME Líder.

A Metalúrgica do Fojo orgulha-se de ser uma empresa que trabalha diretamente para grandes entidades mundiais do setor da construção. Para isso, muito contribui a equipa altamente qualificada e que se rege pelo rigor, qualidade e excelência que aplicam a todos os projetos que constroem. Para além do fabrico de peças de metal, a empresa efetua ainda trabalhos de entrega aos clientes, assumindo sempre o seu cunho de rigor pelos prazos e alto controlo de qualidade dos serviços prestados.

O sucesso que a empresa de Amarante tem registado ao longo dos seus anos de atividade no mercado é refletido pelas várias premiações que tem recebido, com destaque para a distinção de PME Líder, um selo é-lhe atribuída há 13 anos consecutivos e que assegura a qualidade do serviço e a elevada capacidade de adaptação às diferentes necessidades dos clientes. Paralelamente, a Metalúrgica do Fojo possui importante certificações, como são exemplos a EN9001:2015 e EN1090 EXC3, esta última, umas das mais altas certificações e acreditações no que respeita ao controlo e certificação dos produtos fabricados pela empresa de Amarante. Ainda assim, para a Metalúrgica do Fojo, o principal ingrediente para o sucesso além-fronteiras são as pessoas que fazem a empresa, isto é, os colaboradores, as suas famílias e todos aqueles que dependem dela. Trata-se de uma Empresa de pessoas para pessoas, que todos os dias, de forma apaixonada e com elevado sentido de responsabilidade, colocam um pouco de si para esta empresa crescer.

Cerca de 89% do volume de negócio da Metalúrgica do Fojo tem origem estrangeira

Assim, não espanta que o mercado nacional seja cada vez mais pequeno para as ambições da Metalúrgica do Fojo, que, desde 2004, iniciou o processo de internacionalização. Atualmente, o volume de negócio proveniente do estrangeiro situa–se nos 89%, sendo que este indicador mostra tendência para aumentar ano após ano. Se nos primórdios da Metalúrgica do Fojo a produção era direcionada para o mercado local e nacional, hoje em dia os clientes da empresa de Amarante encontram-se espalhados pelos quatro cantos do mundo, mais concretamente na Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Macedónia do Norte, Martinica, Bélgica, França, Angola, Moçambique, Malawi, Polónia, México, Guiana Francesa, Inglaterra, Noruega, Egipto, Panamá, Guadalupe, Espanha, Luxemburgo, Alemanha, República Dominicana, Ilha da Reunião, Roménia, Argélia, Senegal, Marrocos e Etiópia.

Indústria 4.0 está presente em todas as fases de produção da empresa

Tendo em vista alcançar sistemas de produção cada vez mais eficientes, que correspondam às necessidades dos clientes e que sigam as novas tendências tecnológicas lançadas para o mercado, a Metalúrgica do Fojo tem vindo a incorporar nas suas fábricas a indústria 4.0. Aliás, todas as etapas de produção têm uma pitada de indústria 4.0, visto que com um parque de máquinas de última geração desde o desenvolvimento ao fabrico, todos os processos de fabrico estão digitalizados, permitindo um controlo muito mais eficiente a todos os departamentos da empresa. Paralelamente, a empresa dispõe de um mecanismo que permite aos clientes terem conhecimento em tempo real do avanço das obras, evitando desvios dos prazos. Este sistema é fundamental para manter a relação estreita com gestores de projetos e outros intervenientes na cadeia de abastecimento. Na verdade, só seria possível registar o nível de produtividade elevado com este tipo de linguagem industrial. Esta é uma mística que está patente em todos os trabalhadores, pelo que a equipa não conhece outra forma de trabalhar, portanto, é um processo natural.

Ao contrário do que se possa pensar, a falta de mão de obra, que hoje em dia é uma dificuldade transversal a quase toda a indústria, não é uma realidade na Metalúrgica do Fojo, até porque se consegue colmatar com o aumento de máquinas de última geração, os robôs de soldadura e as unidades altamente produtivas nos processos de corte, furação e conformação. Desta forma, a empresa tenta evitar ao máximo a operação manual e, em fase de desenvolvimento e projeto, adota mecanismos e processos que evitem precisamente a utilização massiva de mão de obra. Fruto dos últimos acontecimentos de escala mundial, as cadeias de abastecimento têm sido severamente afetadas, sendo esse o principal desafio que a Metalúrgica do Fojo enfrenta a médio e longo prazo e que tentará ultrapassar com êxito.

Embora seja já uma presença vincada no setor da construção, indústria extrativa, automóvel, aeronáutica e tratamentos e triagem de lixos urbanos, recentemente, a Metalúrgica do Fojo alargou horizontes e ingressou em novas fatias de mercado, como as telecomunicações e energia, sendo que nesta última é um dos poucos fabricantes de equipamentos para o transporte de energia. De qualquer forma, o foco passará sempre por crescer de forma sustentada e procurar satisfazer as necessidades dos clientes.