Uma pitada de Alma, outra de Sal
Dizem as bocas do mundo que os melhores momentos são aqueles partilhados com as pessoas de quem mais gostamos em volta de uma mesa recheada. É exatamente isso que Pedro Freitas e Hugo Silva, proprietários do restaurante “Alma e Sal”, querem proporcionar aos seus clientes – boa comida, bons momentos e uma experiência gastronómica de excelência.
Se vive perto de Vila Nova de Famalicão ou está a pensar em fazer uma visita, não pode deixar de experimentar as carnes maturadas premium de gado nacional do restaurante Alma & Sal. A versão do “Bife Wellington” criada pelo Chef Pedro Freitas tem conquistado o paladar de todos os que ousam experimentar. Os vinhos “desconhecidos” que os gerentes escolhem apresentar aos seus clientes, as “deliciosas obras de arte da pastelaria moderna” proporcionadas pelo Chef Pasteleiro e o “leite creme da Patrícia” compõem esta experiência gastronómica rica em sabor e tradição.
Para a equipa do Alma & Sal, a regra principal para garantir o sucesso é trabalhar com produtos de qualidade e saber trabalhá-los, “porque um mau Chef pode estragar um bom produto”. Orgulham-se, também, de trabalhar com os melhores fornecedores e testagens de qualidade são realizadas constantemente. Os gerentes revelam que a versão do Bife Wellington do Chef Pedro Freitas demorou cerca de três meses até chegar à perfeição, sendo inserido no cardápio só quando chegou ao ponto desejado. Outra aposta foi a diversidade dos seus produtos, usando neste momento 15 variedades de sal.
Há um ponto essencial que não descuram – a felicidade e motivação de todos os membros da equipa, desde os chefs até aos empregados de mesa. “Temos mesmo muito orgulho na nossa equipa e trabalhamos todos os dias para lhes proporcionarmos as melhores condições para o desempenho das suas funções. Queremos que todos se sintam felizes naquilo que fazem e que acordem todos os dias com a motivação de fazer mais e melhor. Procuramos ouvir as suas opiniões e convidamo-los a darem sugestões de melhoria dos processos pois entendemos que só assim conseguiremos evoluir enquanto organização. Acreditamos que o todo é maior do que a soma das partes. De nada nos vale termos um grande serviço de salas se o serviço de cozinha não for de grande qualidade e vice-versa.”
Aqui o espírito de equipa é notório, reflete-se na qualidade do serviço e, consequentemente, na experiência do cliente. “Eles são o nosso rosto e sem eles aquilo não passa de um espaço cheio de cadeiras, mesas e máquinas. Sentimo-nos gratos e lisonjeados pelos elogios dos nossos clientes sobre a nossa equipa pois é o maior reconhecimento que poderíamos ter e para o qual todos trabalhamos. Os nossos colaboradores são a nossa Alma e os nossos clientes são o nosso Sal.”
De modo a contribuir para um ambiente mais intimista e tranquilo, foi da escolha dos donos que o restaurante se situasse afastado do centro da cidade, excluindo o rebuliço citadino a que todos estamos habituados. “Um ambiente calmo e afável faz com que as pessoas se predisponham a ser mais recetivas ao que lhes queremos dar enquanto serviço de excelência.”
O estabelecimento é constituído por uma “super cozinha” e quatro salas de refeição. A sala Alma Privé – destinada para jantares de grupo e encontros para empresas – foi inaugurada recentemente, com uma capacidade de 35 lugares. A cozinha é aberta, deixando o trabalho da equipa à vista de todos. Em frente ao restaurante, 300 viaturas têm lugar no parque de estacionamento privado do restaurante.
Ao fim-de-semana, o funcionamento do restaurante é ligeiramente diferente, sendo necessário fazer reserva de mesa. Os proprietários aconselham a que quem pretender provar as carnes do Alma & Sal durante o sábado ou domingo, façam as reservas com antecedência, pois “apesar de termos bastantes lugares, felizmente estamos sempre cheios.”
Conscientes do forte crescimento do mundo digital e da influência que pode ter para o sucesso de um negócio, o Alma & Sal tem várias pessoas responsáveis por manter a sua presença assídua nas redes sociais, responder às questões que são colocadas sobre o funcionamento e o cardápio do restaurante e manter uma ligação próxima com os clientes, mesmo fora das quatro paredes do estabelecimento. “As redes sociais têm cada vez mais importância no envolvimento das pessoas com as marcas e nós procuramos cultivar essa relação entregando conteúdos relevantes e de qualidade. No entanto, sabemos que as pessoas só farão parte das nossas redes se as suas experiências connosco forem positivas e esse é o nosso principal foco… proporcionar boas experiências para quem nos segue e visita.”
Apesar de ser um trabalho duro, para o qual é necessário muito tempo e dedicação, Hugo Silva e Pedro Freitas assumem diariamente o compromisso de colocar toda a sua alma neste projeto que, apesar do seu já alcançado sucesso, promete crescer cada vez mais.