Folar de Valpaços: De consumo pascoal para consumo essencial
O Folar de Valpaços deixou de ser um produto caro, consumido apenas na Páscoa, para se tornar um produto de referência a nível nacional. Para isso, muito contribuiu a Panificadora Moutinho, especialista na confeção desta iguaria que já não pode faltar na hora do lanche dos portugueses.
Historicamente, o Folar de Valpaços era representativo de uma tradição pascal nesta região situada no distrito de Vila Real. Mulheres Valpacenses organizavam-se em torno de fornos comunitários para confecionar o folar. Padres deslocavam-se a casa das pessoas distribuindo folares enquanto espalhavam a palavra do Senhor. Padrinhos e Madrinhas ofereciam-no aos seus afilhados funcionando como agradecimento pelo ramo recebido.
Atualmente, é vendido durante todo o ano, como nos conta Conceição Moutinho, responsável pela Panificadora Moutinho. “De facto, o folar era sobretudo confecionado na época pascal de onde é originário, no entanto, devido ao aumento do poder de compra, depressa passou a ser um produto assíduo na mesa de todos, em qualquer ocasião desde uma grande festa até a um simples lanche em família.”
A Panificadora Moutinho foi fundada em 1979 por Gracinda Moutinho e seu marido, pais de Conceição. Em 1996, Conceição Moutinho e o seu marido Óscar Soeima tomaram conta do negócio. “Desde aí a mesma tem vindo a crescer, podendo considerar-se hoje uma referência no setor, muito graças ao folar de Valpaços que passou a ser o nosso cartão de visita. Foi inclusive reconhecido em 2017 como produto de indicação geográfica protegida, certificação que mantemos com orgulho até hoje, é a prova do reconhecimento do produto e a garantia da sua qualidade.”
A responsável da Panificadora Moutinho vê no apoio tecnológico uma arma essencial para atingir o crescimento desejado. “Estamos atualmente mais perto dos nossos clientes, mantendo uma presença ativa nas redes sociais, apostando também nas vendas online, agora no nosso site, onde podem facilmente adquirir o folar de Valpaços IGP e recebê-lo de forma cómoda em casa no espaço de apenas 24h. Acreditamos no produto e na sua qualidade, acreditamos num sabor que trespassa gerações,” conclui. Assim, pode-se dizer que hoje o Folar de Valpaços é bem mais do que uma tradição de uma quadra festiva que acontece uma vez por ano. É um ícone assíduo à mesa de uma região e de um país sempre que a fome apertar.