Editorial | novembro 2022
Primeira Edição, Estreia, Inauguração. Todas elas palavras que nos remetem para inícios, tantas vezes planeados, sonhados até. Em Marketing e Publicidade sabe-se que poucas palavras vendem tanto como “Novo” ou “Novidade”. Claro que qualquer regra, quando é utilizada até à exaustão passa a perder o efeito. Mas até os mais conservadores, logo avessos à mudança, continuam a não resistir a espreitar qualquer novidade que surja, nem que seja com o canto do olho.
Dito isto, esta é mesmo a primeira edição da Magazine, a nossa nova revista – a partir de hoje também sua. Um “armazém” de informação, pegando no sentido original desta palavra, a mais utilizada em revistas de todo o mundo. O árabe Makhzâzan (armazém) evoluiu para Magasin em francês e Magazine em inglês. Em Portugal, como acontece em muitas áreas, do Marketing à Tecnologia, o anglicismo veio para ficar.
E aqui estamos, na nossa missão contínua de dar voz aos nossos empresários, conhecer casos de sucesso e percursos de vida inspiradores. Apresentamo-nos como uma revista irreverente na medida certa, assim o esperamos pelo menos.
Este não é o local para as notícias que fazem as primeiras páginas dos jornais e as aberturas dos telejornais, nem que geram ondas de indignação no espaço público e nas redes sociais. Sabemos bem qual é o nosso lugar, e sabemos também que há muitos leitores e telespectadores que anseiam por outro tipo de conteúdos, com menos sensacionalismo e “caça aos cliques”. Acreditamos que é o seu caso, caro leitor, e por isso ainda estará a ler este editorial, antes de folhear a revista que levamos até si este mês.
É precisamente a pensar em quem nos lê que fazemos todo o nosso trabalho. Colocamo-lo ao escrutínio público todos os meses, com a generosidade de quem dá o melhor de si. Hoje é o primeiro dia da vida pública da Magazine, fruto de muito trabalho para aqui chegar. Mas é mesmo só o primeiro, porque o trabalho não parou, neste ciclo incessante do calendário. A segunda edição começou já a ser preparada ainda antes desta primeira sair para as bancas. É sempre assim a nossa vida. Que o nosso sucesso possa acompanhar o dos nossos intervenientes por muitos anos.