Adega “A Buraca”: O empreendimento enoturístico que revive a história do povo do Pico
Se está pela Ilha do Pico, nos Açores, e procura conhecer hábitos e tradições dos picarotos, apreciar e comprar o típico artesanato e saborear iguarias marcadas pela especificidade da ilha, a Adega “A Buraca” tem exatamente o que procura. Criado em 2007, por Leonardo Ávila Silva, este empreendimento de enoturismo leva até si o melhor da cultura, gastronomia e história dos Açores.
É em São Roque do Pico que encontramos a Adega “A Buraca”. Leonardo Ávila Silva, picaroto de gema, é o grande responsável por este espaço que, desde 2007, revive a cultura e história do povo do Pico. Para quem não a conhece, “A Buraca”, como é comumente conhecida esta adega, trata-se de um empreendimento de enoturismo que, mais do que dar a conhecer a cultura da vinha do Pico, nos transporta numa viagem pelos hábitos e tradições desta ilha, pelo típico artesanato da região e pelas iguarias e sabores da “Ilha Montanha”.
Quem atravesse a sua porta, para além de poder percorrer espaços que lhe recordarão o passado vinhateiro desta ilha, encontrará representadas as memórias e parte da história das gentes desta terra. A oficina de tanoeiro, a tenda de ferreiro e os ateliers ligados à palha, à lã e ao vime, transportam-nos para o que outrora foi o quotidiano das gentes desta ilha e a fonte de rendimento de centenas de famílias. A par disso, graças à sua cozinha tradicional é possível (com)provar alguns dos sabores mais típicos do Pico. Com pratos como o peixe assado no forno, os torresmos acompanhados de batata doce ou inhame, a linguiça, a morcela e o queijo, a cozinha da Adega “A Buraca” leva até à sua boca os tradicionais sabores desta ilha açoriana. Para além disso, fazem ainda parte deste empreendimento um espaço de engarrafamento das bebidas produzidas pela adega e dois outros edifícios, um dedicado ao envelhecimento das aguardentes e do vinho “verdelho” e outro onde está instalado o lagar e que serve também de armazém ao vinho de cheiro.
Com o objetivo de tonar a sua experiência ainda mais completa, o projeto contempla também a vertente de alojamento local. Localizada junto às instalações da adega, a Casa Buraca conta com seis quartos, alguns deles com casa de banho privativa e varanda com vista para S. Jorge, sala de estar, Tv e internet, dispondo, assim, de todas as comodidades necessárias para que os seus hóspedes possam desfrutar de puros momentos de descontração.
Famosa pelo seu vulcão, que ocupa grande parte do seu território, a Ilha do Pico é um tesouro a descobrir. Numa visita à “Ilha Montanha” é impossível não se deslumbrar com as suas lagoas e campos verdes, que contrastam com as pedras negras da lava já solidificada, com a sua história e tradição, com os seus saberes e sabores. E o melhor é que pode encontrar tudo nisto num único sítio. Visite a Adega “A Buraca” e embarque numa maravilhosa viagem pela história, cultura e gastronomia da Ilha do Pico.