A trabalhar mármores há mais de 30 anos

Portugal é um país muito rico em recursos naturais, sendo um importante mercado de extração e transformação de mármore. A Candipedra é uma empresa que se destaca neste mercado há mais de 30 anos.

Foi com o objetivo de ter uma ocupação onde pudesse fazer o que mais gosta, e onde encontrasse a felicidade diária, que Avelino Gomes fundou a Candipedra, uma empresa totalmente dedicada aos mármores e, segundo o CEO da empresa, hoje em dia é algo que lhe dá muito orgulho. O balanço que faz dos anos de atividade não podia ser mais positivo, sendo uma empresa de sucesso fruto da preocupação em cumprir as suas obrigações, satisfazendo todas as necessidades e pedidos dos clientes. Segundo Avelino Gomes, só com estas linhas orientadoras, pilares da empresa, é que é possível merecer a confiança por parte dos clientes, fornecedores e, consequentemente, ser uma empresa de referência no setor.

Esta empresa familiar dedica-se totalmente aos mármores e está presente em todas as fases pelas quais esta pedra passa até poder ser usada. “Até que o mármore seja colocado na obra passa por diversas fases como a extração, escultura, serração e polimento, trabalhos de arte nas oficinas e eventualmente outras”, salienta Avelino Gomes.

Avelino Gomes, CEO da Candipedra

A região de Porto de Mós, onde está sediada a Candipedra, é uma região muito rica em “cabeça veada”, um tipo de mármore que se carateriza pela sua cor creme ou creme claro, composta por grão fino a médio, essencialmente calciclástico, com bioclastos e oólitos e cimento esparítico. Esta tipologia de mármore é a grande especialidade da Candipedra, mas ainda assim, a empresa está também habilitada a trabalhar outras tipologias de mármore, tal como a “moca creme”, conhecida pela sua cor bege, composta por grão médio e fundo relativamente uniforme. Aliás, esta pedra é reconhecida internacionalmente como a pedra calcária portuguesa ex-libris, pela sua enorme qualidade e uma combinação de caraterísticas tão próprias que a tornam única.

Assumindo estar “satisfeito por ter entrado nesta atividade de extração de rochas ornamentais”, Avelino Gomes conclui fazendo referência ao símbolo adotado pela sua empresa, o Padrão dos Descobrimentos, localizado em Lisboa. Com uma altura de 56 metros, este monumento nacional foi construído com o mármore da pedreira “Cabeça Veada”, local onde opera a Candipedra. É por isso também algo que orgulha muito a empresa e que mostra a sua preponderância a nível nacional no setor dos mármores.