Praga Barbearia: um sonho de André Teixeira que se tornou realidade
Foi em 2018 que, na Rua Nova de Santa Cruz, em Braga, nasceu a Praga Barbearia. O projeto surgiu de ideia de André Teixeira, proprietário, que, quando era mais novo, era apelidado de “Praga”.
O gosto por esta área surgiu desde cedo para André Teixeira. Com apenas 14 anos de idade, entrou no mundo da barbearia, através de um part-time, que viria a mudar completamente o rumo da sua vida. Já em 2008, integrou um projeto que viria a servir de rampa de lançamento dentro deste ramo. Cinco anos depois, André Teixeira, em conjunto com duas colegas, iniciou um projeto unissexo, tendo ficado responsável pela parte da barbearia. Foi com este projeto que cresceu, ganhou experiência, conheceu melhor o mercado e, finalmente, há cerca de quatro anos, conseguiu concretizar o sonho de abrir a sua própria barbearia – a Praga barbearia.
A Praga Barbearia consegue juntar o melhor dos dois mundos deste setor. É capaz de unir a tradição, em alguns pormenores, enquanto se mantém sempre atualizada e pronta a utilizar novas técnicas e materiais que surjam no mercado. É isto, aliado à técnica e inspiração dos seus barbeiros que torna esta barbearia tão única, marcando cada cliente que por ela passa. Para André Teixeira, ter um atendimento de excelência é um fator obrigatório. É por isto que aposta na qualidade e formação da sua equipa, de modo a que estes proporcionem uma experiência única aos seus clientes, desde o primeiro ao último contacto.
Contudo, o proprietário tem a noção que o trabalho não para por aqui, referindo que Portugal é um oceano de oportunidades, mas que têm ainda “muito que crescer, de modo a solidificar-se nesta área que esteve estagnada muitos anos”. André Teixeira referiu ainda que só pensa em continuar a trabalhar para melhorar.
Quanto aos objetivos para o futuro, André Teixeira não quis revelar muito, porque ainda estão alguns projetos em desenvolvimento. Ainda assim, o proprietário da barbearia não deixou de afirmar que se sente completamente realizado. “Quando comecei na barbearia, nem as primeiras tesouras, no valor de 65 euros, conseguia pagar. Penso que o meu objetivo será ajudar outros a conquistar os seus sonhos, pois assim a vida fez comigo”.