Viagens à minha terra – Paredes

É no Norte de Portugal que encontramos o Município de Paredes. Delimitado pelos concelhos de Paços de Ferreira, Lousada, Penafiel, Gondomar e Valongo, é o vigésimo sétimo maior concelho de Portugal e o décimo com população mais jovem.

Inserido no Vale do Sousa, uma das regiões paisagisticamente mais interessantes de Portugal, o Município de Paredes surpreende pela sua paisagem forjada a verde, pelas serras e vales, pelos rios e ribeiros de águas cristalinas. Assenta no antigo Julgado de Aguiar de Sousa, com origem nos primórdios da nacionalidade e, por isso, são inúmeros os vestígios e testemunhos arqueológicos espalhados por todo o concelho que nos dão conta desta antiguidade. Este é também um município fortemente marcado pelo desenvolvimento industrial, onde predomina o setor da madeira.

Sabia que cerca de 60% do mobiliário português é aqui produzido?

Não é por acaso que Paredes é considerado o berço da indústria do mobiliário. Contudo, a forte dinâmica empresarial de Paredes não se restringe apenas a este setor. O concelho apresenta uma grande diversidade de atividades, representativa do espírito empreendedor de grande parte dos paredenses. É um desses exemplos que lhe damos a conhecer nesta edição da Magazine. Venha conhecêlo.