PREDIMED: De uma casa local para uma casa internacional
A partir da abertura de uma pequena agência na Ramada, em Odivelas, surge em 2004 a PREDIMED. Uma imobiliária que, passados 18 anos e não obstante as crises que afetaram o mundo e o país, continuou firme no mercado conquistando um estatuto de referência no mercado nacional e internacional.
Miguel Ribeiro, incentivado pelo seu pai, que lhe apresentou um consultor imobiliário cujo sonho era ter a sua própria imobiliária, foi convidado para formar sociedade, em 2004, dando assim origem à PREDIMED. Na altura funcionava como um negócio tradicional de âmbito local. Licenciado em Direito do Urbanismo, o que já demonstrava sua paixão pelo mundo da habitação, desde esse momento abandonou a advocacia dedicando-se de forma exclusiva ao setor imobiliário. “Em 2004, com 24 anos, abandonei o meu percurso na advocacia para abrir uma pequena agência imobiliária na Ramada, em Odivelas. Hoje, com 43, é um caminho com quase 20 anos. Com muitos altos e baixos, muita paixão e muita vontade de deixar uma marca no mercado! A motivação foi simples: eu queria ser empresário numa área ligada ao imobiliário!”
UM PERCURSO DE VITÓRIAS E RESILIÊNCIA PERANTE AS ADVERSIDADES
A PREDIMED, após uma fase inicial em que era uma imobiliária localizada apenas em Lisboa e Setúbal, teve um crescimento assinalável nos primeiros seis anos de vida e em 2010 transformou[1] se numa rede de agências, passando de dez para 32 agências. Mesmo afetada com a crise do setor mobiliário que provocou um recuo no crescimento, entre 2011 e 2013, Miguel Ribeiro conseguiu de forma resiliente fazer com que a marca fosse capaz de resistir a este contexto adverso e dar a volta a este período negativo voltando a crescer entre 2014 e 2015.
Ultrapassadas que estavam as dificuldades e retomado o caminho do sucesso, entre 2017 e 2018 a PREDIMED recebeu o reconhecimento desejado alcançando um lugar entre as melhores imobiliárias nacionais, como nos conta Miguel Ribeiro. “Crescemos muito nos últimos anos, sempre acima dos três dígitos em termos percentuais de ano para ano. Crescemos em quantidade e qualidade, em Portugal.”
O sucesso da PREDIMED tornou-se uma realidade muito por força do conceito de negócio diferenciador da empresa, a “máxima comissão para o consultor”. Esta máxima surge da ideia de que o centro de qualquer negócio imobiliário é o consultor e desse modo devem ser deles os maiores rendimentos pela realização de qualquer negócio.
Assim, a missão da PREDIMED é certificar-se de que este dispõe de ferramentas para conseguir fechar esses negócios. Além disso, a promoção da marca de forma a ganhar força no mercado assume também um papel importante. Miguel Ribeiro reforça que “não é só marca. É marca reconhecida e prestigiada, é rede, são ferramentas tecnológicas, formação, etc. O recrutamento é um reflexo disso. A retenção dos melhores é consequência da maior rentabilidade que conseguem obter aqui em contraposição com outras marcas onde ganham substancialmente menos. Mais e melhores, mais motivados, para poderem prestar cada vez mais um melhor serviço aos nossos clientes. Tem sido essa a fórmula.”
A PREDIMED, assim como qualquer outro negócio, teve de encontrar respostas para combater um fenómeno imprevisível, a pandemia da Covid-19. Contudo, mais uma vez, Miguel Ribeiro não se deixou abater e através do forte apoio tecnológico conseguiu encontrar a solução para contornar muitos obstáculos. Atualmente, ao contrário do que acontecia nos primeiros anos de vida da marca, o cliente já não se precisa de deslocar às lojas para saber o que a imobiliária tinha para oferecer. Nos dias que correm é possível através dos portais, sites e apps ter acesso a toda a informação necessária.
Além disto, o longo período de confinamento provocou o desejo por habitações de tipologias e caraterísticas distintas. Fechadas dentro de casa as pessoas começaram a procurar habitações maiores que tivessem um bom jardim para poderem apanhar um pouco de ar sempre que se tornava difícil ficar entre quatro paredes. Acresce que com a possibilidade provocada pelo teletrabalho, as famílias alargaram a busca em termos de área geográfica preferindo sair dos grandes centros urbanos partindo em direção a habitações situadas em zonas rurais. Nesse sentido, Miguel Ribeiro mostra que independentemente dos desafios lançados pela pandemia, o conceito de negócio não mudou e essa foi para ele a chave para a PREDIMED não ter quebrado. “Não mudou o paradigma. Ajudou a evoluir mais, nomeadamente em termos de digitalização. Mas no fim do dia, o negócio é o mesmo: pessoas!”
A conquista do estatuto de referência no mercado Nacional permitiu a expansão do negócio além-fronteiras, nomeadamente para o Brasil e para a Espanha. Mesmo estando ainda numa fase muito embrionária, este é um sinal da grandeza de um projeto outrora local, como o próprio nos conta “São processos que estão numa fase muito inicial. O Brasil é um continente, Espanha é um mercado muito próprio, mas ambos são interessantes. Ambos abrem novas perspetivas para o grupo, não só na área da mediação imobiliária.”
UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE PARA UMA MELHOR RELAÇÃO COM O CLIENTE
Desenhado o perfil tanto do fundador, Miguel Ribeiro, como do percurso da PREDIMED, importa agora entender como funciona a relação desta imobiliária de renome com os seus clientes. Desse ponto de vista, o responsável pela marca conta que “o que lhes interessa é o serviço que lhes prestamos. As marcas são ferramentas de trabalho que servem precisamente para os consultores imobiliários, que são quem de facto serve o cliente, poderem fazê-lo de uma forma melhor, mais eficaz. A honestidade, o rigor, tudo isso é inerente e não é só ao negócio da mediação imobiliária.”
Para que seja providenciado o melhor atendimento ao cliente é necessária igualmente a melhor formação. Nessa matéria, a PREDIMED tem honrado esse compromisso, promovendo ações de formação, auxiliando igualmente formadores na publicação de livros e manuais especializados para uma mediação mais eficaz. Este apoio, todavia, não existia na altura em que a marca dava os seus primeiros passos, sendo que essa educação era dada por diretores comerciais e donos de agência que não estavam devidamente aptos para ensinar.
Contudo, com o passar dos anos, houve uma evolução considerável neste aspeto, onde quem ensina já possui um conhecimento à altura das exigências da tarefa. Avanços que se revelam fundamentais para garantir um serviço da máxima qualidade aos clientes da imobiliária. Miguel Ribeiro revela-nos um pouco mais daquilo que é preciso para ser um consultor de qualidades na PREDIMED: “são profissionais com larga experiência de mercado, com anos de trabalho nesta área e que já perceberam que o seu trabalho e os seus resultados dependem deles em 90% e os outros 10% são potenciados pela marca onde trabalham. Esses consultores já não aceitam dividir 50/50 as suas comissões porque é deles o trabalho, é deles o investimento de tempo e recursos, são eles que servem os clientes. São esses consultores que estão prontos para um sistema como o nosso e são esses que queremos.”
OS OBJETIVOS E O SEGREDO PARA O FUTURO
A PREDIMED assume como principal objetivo promover ativamente a credibilidade da mediação imobiliária. Para que isso seja possível, foi necessário criar o ambiente propício, assentando no espírito de equipa para fazer face a todos obstáculos que vão surgindo pelo caminho. “Acima de tudo procuramos difundir uma mentalidade positiva em torno deste negócio. Não falar mal de outros colegas, não participar na difusão de mentiras e suposições sobre os outros procurando obter daí dividendos, tudo isso já é um bom princípio. De resto, credibilizar a atividade, assumindo as responsabilidades, dando a cara, estar disponível para resolver sempre alguma coisa que não tenha corrido tão bem como desejamos, apostar na formação e no desenvolvimento profissional e pessoal dos nossos membros”. Em retrospetiva, este tem sido um trajeto de grandes desafios e de grandes conquistas para Miguel Ribeiro e para a sua PREDIMED. Um caminho que nem sempre foi linear e que exigiu uma grande resistência em tempos em que a tempestade apareceu, seja por intermédio de uma crise do setor imobiliário ou por uma pandemia que fez questão de testar os limites do mundo dos negócios um pouco por todo lado. Contudo, Miguel Ribeiro soube apertar os cintos na altura certa e apesar da turbulência nunca perdeu o foco nas suas crenças e conceitos que desenhou com vista a atingir o sucesso.
A verdade é que uma imobiliária que foi colocada nas mãos de um jovem de 24 anos, que na altura pouca experiência de vida tinha, passados 18 anos hoje, em 2022, a PREDIMED, conjuntamente com Miguel Ribeiro, cresceu. Hoje é uma empresa com traquejo suficiente para já não se assustar com qualquer crise que apareça, sabendo dar as respostas indicadas para se manter de forma consistente no caminho da evolução.
Para o futuro, Miguel Ribeiro é apoiante da velha máxima de que “em equipa que ganha não se mexe” e desse modo quer continuar a investir na fórmula que lhe trouxe tantas conquistas no seu negócio, mantendo valores acentuados na honestidade, no profissionalismo e no rigor. Para além disso, a manutenção da importância do consultor imobiliário, chave mestra para a PREDIMED ter ganho um estatuto de referência nacional e internacional, é visto como ponto fulcral para a imobiliária continuar a atingir novos patamares e se manter no topo por muitos mais anos.