Pedrógão Grande: Pela proteção da floresta e da comunidade
Desde a tomada de posse do atual Executivo, em 2021, a floresta e a defesa de pessoas e bens têm sido uma prioridade. Ainda que condicionado pelas limitações orçamentais, esta autarquia tem desenvolvido de forma eficaz as suas competências nesta matéria.
No que se refere à execução dos Condomínios de Aldeia, os quais consistem na execução de faixas em redor das aldeias com maior risco de incêndio, esta autarquia já executou aqueles nas aldeias de Pobrais, Conhal e Foz do Carriçal, tem em fase de execução as aldeias de Louriceira, Sobreiro, Escalos Fundeiros, Alagoa e Atalaia e em análise pela entidade gestora encontram-se as aldeias de Salaborda Velha, Ramalho, Figueira e Outão, num total de 12 aldeias, com financiamento a 100% do PRR/Fundo Ambiental. A par desta iniciativa, encontra-se em implementação o programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”, cujo objetivo principal é a proteção de pessoas localizadas na interface urbano-florestal, através da implementação e gestão de zonas de proteção e locais de refúgio nos aglomerados e a sensibilização das populações para a prevenção de comportamentos de risco e para a adoção de medidas de autoproteção e de preparação face a incêndios rurais. Ações estas complementadas através da realização de simulacros de evacuação da aldeia. Paralelamente, está em vigor o PMDFCI, cujo Plano Operacional Municipal é aprovado anualmente em sede de Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, garantindo que no início da época mais critica de incêndios florestais são conhecidos os meios humanos e materiais existentes no município.
O Município verificou, através de um estudo da ANACOM, que existem muitas zonas no concelho sem cobertura de rede de comunicações, pelo que adquiriu um sistema de redundância de rede de internet e comunicações de voz com recurso à tecnologia por satélite (Starlink). No âmbito da prevenção de incêndios florestais a autarquia, por ano, realiza em média 150 hectares de faixas de gestão de combustível, associadas à rede viária e outras infraestruturas municipais. Com recurso a meios próprios, executa anualmente cerca de 250km de intervenções de melhoria na rede viária florestal, garantindo a segurança na circulação dos meios de socorro, a qual também contempla a manutenção dos pontos de água, com acesso de abastecimento terrestre e aéreo. De notar ainda que o atual executivo aumentou em cerca de 70%, entre 2021 e 2024, o valor de apoio financeiro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande. Ainda neste âmbito de reforçar as ações de sensibilização junto das povoações, com o objetivo de mostrar a importância de realizar a gestão dos combustíveis junto das povoações e casas isoladas, alertando para as boas práticas na execução de queima de sobrantes agrícolas, uma vez que em meio rural esta é uma prática muito frequente. A autarquia desenvolve ainda ações de promoção da conservação das espécies autóctones, controlo de espécies invasoras e aumento da biodiversidade, junto da comunidade escolar, pois acredita que a mensagem levada pelas crianças, fará a diferença no futuro.
Para o futuro, a autarquia, com o objetivo de demonstrar à comunidade a importância dos bosques autóctones aliados à resiliência destas espécies ao fogo, pretende desenvolver projetos que visam a proteção das florestas naturais no concelho, através de uma rede de bosques autóctones municipais.