Manuel António Vieira Pereira: A volta ao mundo a partir de Braga
Manuel António Vieira Pereira é um homem que nasceu de famílias humildes, mas que soube ultrapassar os desafios de uma vida que teve na paixão pelo conhecimento do mundo e na ajuda ao próximo as sua principais forças para nunca desistir.
Natural de Braga, da pequena aldeia de Ruilhe, desde criança que Manuel António Vieira Pereira é apaixonado pela comunicação e pelas artes, sonhando um dia conhecer o Mundo. Teve o seu primeiro contacto com a hotelaria aos dez anos através dos seus tios que na altura trabalhavam na direção de um hotel. Manuel António revela que aos dez anos sentiu que “hotelaria era muito mais que viajar – percebi que podemos tornar os nossos clientes mais felizes, mudar a perceção dos mesmos e criar momentos inesquecíveis que depois passam a grandes memórias.” Não obstante as suas raízes humildes, Manuel Pereira nunca desistiu dos seus sonhos. “Não escondo que comecei a trabalhar em hotelaria como empregado de mesa em Braga, no euro 2004, onde aprendi bastante a ser resiliente e a valorizar o esforço que todos os profissionais realizam nesta área”.
Depois de frequentar as Escolas de Turismo de Portugal, rampa de lançamento para sua primeira experiência além-fronteiras na Bélgica, decidiu prosseguir estudos nos Estados Unidos tirando a Licenciatura em Gestão Hoteleira, o Mestrado em Administração de Empresas e Doutoramento em Psicologia do Trabalho. Para além disso, temos de destacar ainda a sua dedicação a projetos sociais e à presidência, durante dois anos, do Rotary International.
A capacidade de resiliência de Manuel Pereira revelou-se uma vez mais na pandemia. Tempos que lhe fizeram perder vários negócios devido ao encerramento das fronteiras, mas mesmo assim conseguiu encontrar uma saída para o problema. “Decidi criar o meu próprio negócio com alojamento para turistas/ nómadas digitais em longa estadia; muitos estrangeiros optaram por escolher países como Portugal para viver temporariamente. Dada a oportunidade abri o alojamento na aldeia”, refere.
Contudo, Manuel Pereira foi mais além integrando uma empresa francesa especializada em expedição mundial, a Ponant Cruises. Sobre a empresa diz que “é uma aventura de grande responsabilidade onde tenho de gerir uma equipa de 105 pessoas de vários países. Tenho a responsabilidade dos diferentes departamentos para obter a eficiência e requinte final do serviço ao cliente.”
Pode-se concluir assim que a vida de Manuel Pereira foi repleta de desafios, mas pelos ensinamentos provenientes da sua educação, conseguiu vencer todas as adversidades tornando-se um nome forte do Turismo português.