Escola Profissional de Gaia

História

A Escola Profissional de Gaia – EPGaia – iniciou a sua atividade a 23 de agosto de 1990, sendo uma das primeiras escolas profissionais a serem criadas em Portugal. As aulas iniciaram-se no dia 20 de setembro de 1990, com 96 jovens matriculados, os quais frequentaram os primeiros quatro Cursos Profissionais ministrados na EPGaia: Informática de Gestão, Contabilidade, Secretariado e Gestão Autárquica. A Escola Profissional de Gaia conta com um histórico educativo e formativo que incide sobre a frequência de mais de seis mil alunos.

Atualmente, a Escola Profissional de Gaia possui uma Oferta Educativa e Formativa que assenta em 15 Cursos Profissionais de Ensino Secundário, perfazendo um total de 36 turmas e de cerca de 800 alunos. Para além disso, a Escola Profissional de Gaia apresenta uma taxa de diplomados superior a 95% e uma taxa cumulativa de empregabilidade e de prosseguimento de estudos superior a 90%. Não é, portanto, por acaso, que a Escola Profissional de Gaia é considerada a maior escola profissional do país a funcionar num só polo educativo.

Projeto Educativo

A Escola Profissional de Gaia apresenta-se como uma escola inclusiva e integradora das expectativas da sua Comunidade Escolar, nomeadamente dos Encarregados de Educação, que nos confiam a missão de educar e formar os seus filhos e educandos. O objetivo principal da Escola Profissional de Gaia visa a promoção de um processo de educação e formação de competências de excelência, de forma a satisfazer as necessidades de recursos humanos dotados de competências pessoais, sociais, profissionais e organizacionais. É nesta perspetiva que este Projeto Educativo encara o futuro com a esperança e a convicção de traduzir metas e objetivos em realidades que caracterizem mais-valias efetivas para os nossos alunos.

Intercâmbios Internacionais

A Escola Profissional de Gaia participa no Erasmus+, através do projeto intitulado “Os Jovens e os Valores da Europa”, que permite a mobilidade de curta duração destinada a alunos de todas as áreas de educação e formação, no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho, e que tem como objetivo potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional, com a finalidade de reforçar a identidade europeia, o crescimento sustentável, a coesão social e a empregabilidade.

O intercâmbio pedagógico entre a Escola Profissional de Gaia e a parceria realizada com o IPOCET – Instituto Politécnico Privado de Ciências e Tecnologias de Luanda, Angola, ocorre em diferentes modalidades de concretização, incidindo na troca de experiências pedagógicas institucionais, na realização de parcerias entre cursos de áreas de educação e formação similares e no intercâmbio presencial e à distância de professores e alunos.

Protocolos e Parcerias

O processo de Educação e Formação desenvolvido na Escola Profissional de Gaia assenta numa forte articulação entre os diferentes parceiros com os quais foram celebrados diversos protocolos de cooperação. Para além disso, a celebração constante de protocolos entre a EPGaia e empresas e entidades parceiras propicia o desenvolvimento, a monitorização, a avaliação e melhoria contínua da eficiência e da eficácia da Oferta Educativa e Formativa da Escola Profissional de Gaia.

Sucesso da EPGaia

A Escola Profissional de Gaia faculta a todos os seus alunos instalações, recursos humanos e materiais, serviços e equipas pedagógicas que visam a promoção do sucesso escolar e o bem- estar dos seus alunos, desatacando-se, neste contexto, o Centro de Apoio à Aprendizagem, que se destina a todos os seus alunos, independentemente das suas características e dos seus objetivos; a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, que promove a inclusão e a integração de todos os alunos no Projeto Educativo; o Serviço de Orientação e Apoio à Inserção dos Alunos e o Serviço de Empregabilidade e Prosseguimento de Estudos, que visam o bem-estar e o sucesso individual dos alunos, quer seja ao longo do seu percurso escolar quer seja ao nível da etapa seguinte ao Ensino Secundário.