Endividamento da economia portuguesa sobe para 794,4 mil milhões de euros

O endividamento da economia portuguesa aumentou 500 milhões de euros em agosto, perfazendo um total de 794,4 mil milhões de euros, indicam os dados divulgados pelo Banco de Portugal, a 24 de outubro. A subida deu-se após uma redução no mês de julho.


De forma mais detalhada, o endividamento do setor público (empresas públicas e administrações públicas) caiu 0,7 mil milhões de euros para um valor de 355,9 mil milhões de euros. Segundo o Banco de Portugal (BdP), esta diminuição “concretizou-se sobretudo, numa redução do endividamento perante o exterior e os particulares”.
Por sua vez, o endividamento do setor público cresceu, junto do setor financeiro e das administrações públicas. Comparativamente com o período homólogo, o endividamento do setor público aumentou, uma vez que em agosto de 2021 rondava os 346,1 mil milhões de euros.
Quanto ao endividamento do setor privado (empresas privadas e particulares) acresceu 1,2 mil milhões de euros para 438,4 mil milhões de euros. “Este acréscimo resultou, principalmente, do incremento do endividamento das empresas privadas, em 800 milhões de euros”, explica o BdP.
O endividamento das empresas privadas aumentou 1,3 mil milhões de euros junto do exterior, porém diminuiu 0,4 mil milhões de euros junto do setor financeiro. Quanto aos particulares, o endividamento subiu 0,4 mil milhões, principalmente junto do setor financeiro.