CEDIPRE: O centro de investigação de referência em Coimbra
Criado em 2000, o CEDIPRE (Centro de Estudos de Direito Público e Regulação) é um centro de investigação da Faculdade de Direito de Coimbra que se dedica à formação pós-graduada em áreas do direito público e da regulação pública. Atualmente, é um dos centros universitários com maior prestígio da região de Coimbra.
Há já 23 anos que o CEDIPRE tem portas abertas em Coimbra a todos aqueles que pretendem dar continuidade ao enriquecimento do seu quadro de competências em vários setores de direito público. Neste sentido, este centro universitário, criado, em 2000, por iniciativa do Prof. Vital Moreira, mantém linhas de investigação, possui várias publicações e oferece cursos de pós-graduação nas áreas jurídicas de regulação pública, da contratação pública, do emprego público e da justiça administrativa; este ano iniciou a investigação em áreas não jurídicas, no campo da administração pública.
Assim, o CEDIPRE está capacitado para oferecer a todos os seus auditores, uma formação pós-graduada de alto nível, pessoas inseridas no mercado de trabalho, a maior parte no desempenho de profissões jurídicas (juízes, advogados e juristas da administração pública). Aliada à formação de excelência proporcionada, o CEDIPRE é ainda detentor de uma biblioteca composta por um rico acervo de grande relevo a nível internacional. A biblioteca do CEDIPRE interliga-se e, mais do que isso, funde-se com a da Faculdade, que é uma das maiores e mais completas bibliotecas jurídicas da Europa. O CEDIPRE contribui para este acervo com a aquisição sistemática das obras mais recentes nas áreas científicas a que se dedica.
Atualmente, este centro de investigação de Coimbra mantém vários protocolos de parceria com várias entidades, de forma a garantir uma formação mais completa aos seus auditores. Assim, o CEDIPRE tem parceria com várias entidades da administração pública portuguesa, central, regional e local, merecendo um destaque especial as parcerias e as relações de cooperação com quase todas as entidades públicas com funções de regulação económica. São ainda de assinalar as relações de cooperação com entidades estrangeiras, designadamente de Angola, Brasil e Moçambique.
Uma vez que a fórmula atual tem garantido o sucesso do CEDIPRE, o futuro passa por consolidar o percurso que se tem vindo a fazer ao longo destes últimos 23 anos e de trabalhar com o entusiasmo de sempre para continuar a merecer a distinção e o reconhecimento por parte dos seus auditores e parceiros.