Cães Serra Estrela: O fiel amigo que protege o rebanho

O cão da Serra da Estrela, que protege as ovelhas dos lobos e ladrões, é a principal atração do Canil da Quinta S. Fernando para todos aqueles que gostam do melhor amigo do Homem.

Suzette Preiswerk da Mota Veiga, nascida em Basileia, em 1941, teve o seu primeiro emprego administrativo na empresa de construção civil do seu pai, mas cedo percebeu que o seu lugar não pertencia ali. Decidiu então deixar a Suíça e ir viver para a vizinha Itália à procura de um emprego que fosse mais a sua cara. Já em solo italiano, aprendeu a língua em Florença e trabalhou como intérprete em feiras e exposições, em Milão. De volta a terras helvéticas, Suzette agarrou a oportunidade oferecida para se tornar hospedeira de bordo na Swissair, voando três anos sem restrições. Até que um dia inesperado, um português pediu-a em casamento, adquirindo assim a nacionalidade portuguesa em 1970.

Entretanto, por alturas do 25 de abril de 1974, tempos conturbados para a família Veiga levaram-nos a optar por se fixarem em Manteigas, terra de onde a família do seu marido era natural. Com a chegada à Serra da Estrela, abriu[1]se a oportunidade da realização de um sonho para Suzette. Quando era pequena, devido à sua paixão pelos animais, desejava ter um jardim zoológico e assim começou aos poucos a fazer criação de cães, mais concretamente da raça Serra da Estrela. Cedo percebeu que não era possível ficar com eles todos para si e que era preciso começar a vender a outros apaixonados por estes cães. Nasceu assim, em 1987, o canil na Quinta de S. Fernando.

O cão Serra da Estrela é uma das raças mais antigas da Península Ibérica. O cão de pastor para guarda dos rebanhos que foi usado durante séculos para defender o rebanho contra os seus agressores, nomeadamente os lobos e os ladrões. Ele ficava junto das ovelhas, enquanto o pastor se afastava para ir à aldeia. Desta forma, o cão desenvolveu uma personalidade independente, pronto para agir sozinho e defender as ovelhas sempre que estas estivessem em perigo. O cão Serra da Estrela sabe proteger sem ser agressivo, sendo muito dócil com o seu dono e com as crianças.

Suzette Veiga conta que “O cão Serra da Estrela precisa de muito espaço para se desenvolver bem. Não é um cão para viver num apartamento. Sendo um cão robusto, ele adapte[1]se muito bem numa quinta ao ar livre, embora com um espaço protegido da chuva e do vento. Uma coisa é certa: o comportamento do cão fica a dever-se sobretudo à educação que recebeu do seu dono e ao convívio com o mesmo.” Por isso, para todos aqueles desejarem fazer do cão Serra da Estrela o seu melhor amigo, o Canil de S. Fernando é o lugar ideal para realizar esse desejo. Porque, como dizia o escritor alemão Erich Kästner, “o cão é fiel quando há tempestade, o homem nem sequer quando há vento.”