Barbearia Adão eleva experiência com a aposta num serviço diferenciado e de qualidade
Pelas cadeiras da Barbearia Adão já passaram centenas de clientes de várias gerações. Afinal de contas, estamos a falar da barbearia mais antiga de Odivelas. Nascida na década de 60, em pleno centro histórico, a história do espaço vai sendo acompanhada por uma clientela fixa, que encontra na mestria de Vítor e Cristina Pratas, no domínio da arte das tesouras, navalha e lâminas, a certeza de um bom serviço.
É no coração de Odivelas que encontramos aquela que é a mais antiga barbearia da cidade. Criada na década de 60 por Adão Branco, a quem deve o nome, a Barbearia Adão acompanha a história da cidade, mas também da família que a viu nascer, passando o seu legado de geração em geração. Hoje, ao leme da barbearia está Vítor Pratas que, desde tenra idade, acompanha a par e passo a evolução do negócio familiar. Ao seu lado conta com Cristina Pratas, que com todo o seu saber veio “abrir horizontes no mundo da barbearia” e trazer uma lufada de ar fresco a um mundo, maioritariamente, dominado por homens. Hoje, de mãos dadas continuam a fazer da Barbearia Adão um nome de referência no mercado nacional.
Ao longo dos anos a Barbearia Adão já recebeu diversas gerações de clientes. Pelas suas cadeiras já passaram centenas de clientes, do neto ao avô, do pai ao filho, que sempre encontraram neste espaço a garantia de um serviço de qualidade exímia, que só é possível alcançar graças ao saber e mestria de todos os profissionais que compõem esta casa portuguesa. “O nosso serviço assenta na genuinidade de quem por cá colabora, damos sempre o melhor pelo cliente e aqui os clientes são pessoas que temos de respeitar, dos oito meses aos 88 anos, todos são tratados da mesma maneira”, explica Vítor Pratas.
À excelente equipa profissional junta-se ainda uma ampla gama de serviços direcionados ao cuidado masculino. Do cabelo, à barba, na Barbearia Adão nada é deixado ao acaso. Por isso, para além de profissionais experientes nesta arte, o espaço diferencia-se pela escolha e utilização de produtos da melhor qualidade, como afirma Vítor Pratas: “Podemos, seguramente, afirmar que fomos dos poucos a acreditar que o culto da barba era o futuro das barbearias. Por isso, para além de bons cortes de cabelo, bons profissionais, utilizamos produtos de qualidade em todos os nossos clientes”.
Depois de deixarem de estar na moda e fecharem para dar lugar ao aparecimento dos cabeleireiros unissexo, as barbearias regressaram em força. Um pouco por todo o país, assistimos a um boom do ressurgimento do conceito de barbearias ou de cabeleireiros exclusivamente masculinos, que recuperaram a atmosfera das antigas barbearias clássicas, adicionando-lhes um “twist” de modernidade. Apesar, de não fazer parte desta nova onde de empreendedores e investidores no mercado da saúde e beleza masculina, Vítor Pratas não ficou de fora deste movimento e deu à Barbearia Adão uma nova imagem, mais moderna, dinâmica e inovadora, com a abertura da Garrafeira Adão. “Tivemos a coragem, em plena pandemia, de alargar os horizontes e juntar à Barbearia Adão a nova Garrafeira Adão, um lugar para reunir famílias e amigos, degustar um bom vinho, acompanhado por umas fantásticas tábuas de queijos e enchidos, sempre bem acompanhados pela marmelada de Odivelas”.
Assim, a Barbearia Adão divide-se hoje em dois espaços, a barbearia e a vinoteca, que apesar de distintos se complementam e, numa simbiose perfeita, proporcionam aos clientes uma experiência inolvidável. Dito isto, motivos não faltam para juntar o útil ao agradável e num espaço só, cuidar de si e deliciar-se com os melhores vinhos e petiscos. Vítor Pratas deixa-lhe desde já o convite e necessário: “Convidamos a todos a fazer uma visita à Barbearia e Garrafeira Adão e a vivenciarem uma experiência diferente”.