Agrupamento de Escolas de Constância – Juntos a Construir o Futuro

O Agrupamento de Escolas de Constância, situado no concelho com o mesmo nome, tem no presente ano cerca de 590 alunos matriculados, desde o pré-escolar ao 12º ano, distinguindo-se pela sua forte relação com a comunidade envolvente e a forma como inclui todos os alunos, profissionais e encarregados de educação.

Neste percurso desde os 3 aos 18 anos os nossos alunos têm a possibilidade de aprender e crescer enquanto cidadãos ativos e com espírito crítico, conscientes dos valores que fazem a diferença e os ajudam a alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Nesta incerteza quanto ao futuro, é necessário desenvolver nos alunos competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos, concretizando os propósitos já estabelecidos na Lei de Bases do Sistema Educativo.

Perante estes desafios o que diferencia este agrupamento?

Num período pós pandemia em que toda a sociedade enfrenta novos desafios, não esquecemos que no centro da atividade da escola estão o currículo e as aprendizagens dos alunos, reconhecendo a mais-valia da sua diversidade, encontrando formas de lidar com essa diferença, razão pela qual estamos entre os 16 agrupamentos que o Ministério da Educação reconhece como promotor de práticas inovadoras na área da educação inclusiva.

Fazemos parte do Plano Nacional das Artes, desde 2021, assumindo a escola como polo cultural que valoriza as especificidades individuais, culturais, territoriais, e possibilita que todos os alunos tenham acesso a variadas experiências artísticas e manifestações culturais, assumindo a sua própria identidade cultural e a sua própria forma de participação ativa na cultura de todos. Das atividades da comunidade salienta-se a participação nas Festas do Concelho e nas Pomonas Camonianas, assumindo a tradição da passagem de Camões por Constância. Neste âmbito, salientamos a nossa aposta nos clubes do teatro, da fotografia e da rádio, num trabalho articulado com um artista residente.

Aposta clara na dinamização do trabalho de projeto, do trabalho colaborativo transversalmente em diferentes disciplinas, na componente de Cidadania e Desenvolvimento e no desenvolvimento de experiências de comunicação e expressão, a diversificação de procedimentos e instrumentos de avaliação.

Valorização da importância da voz dos alunos e dos pais, pelo que existem práticas regulares de partilha, de auscultação de necessidades e ideias, onde se inclui a participação regular dos pais em atividades da escola. É exemplo disso a Comissão Permanente de Acompanhamento reconhecida como boa prática no âmbito do Plano 21/23 Escola+

Projeto CATIVA-ME: a primeira semana de aulas de cada ano letivo é dedicada à realização de atividades integradoras, preferencialmente de caracter lúdico e fora da sala de aula, permitindo a cada um conhecer melhor a escola que vai frequentar, descobrir competências (na sua maioria na área das artes), trabalhar de forma colaborativa com os colegas e professores, desenvolvendo a imaginação e a criatividade.

Acreditamos numa escola que proporciona um mundo de novas descobertas, novos conhecimentos, novas conquistas, novos saberes… um mundo de realização pessoal e profissional em que cada um de nós dará o seu contributo para que os nossos projetos sejam concretizados com sucesso.

Olga Antunes, Diretora do Agrupamento de Escolas de Constância